A Sala do Empreendedor é um espaço único da prefeitura municipal de atendimento ao empreendedor e com parceiros estratégicos. Disponibiliza acesso facilitado à informação, orientação, qualificação, regularização de suas atividades, dentre outros serviços. Tem como objetivo a desburocratização e simplificação de todo processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas. Ela precisa ser o espaço de referência do empreendedor, um lugar de relacionamento entre a prefeitura municipal junto à sociedade, além de criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e desenvolvimento dos pequenos negócios no município.

Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos. Com isso ela facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Assim, reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico auxilia no esclarecimento de muitas dúvidas dos empreendedores. Dessa forma, o empresário pode contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais.

O fortalecimento dos pequenos negócios está diretamente relacionado à promoção de condições satisfatórias de acesso à informação, redução da burocracia no processo de abertura de empresas, facilidades tributárias, serviços prestados pelos setores da fazenda, meio ambiente, vigilância sanitária, serviço de microcrédito, entre outros. Por isso, uma política integrada de apoio às micro e pequenas empresas é estratégia fundamental para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

SALA DO EMPREENDEDOR REALIZA 1297 ATENDIMENTOS NO INÍCIO DE 2022

Até o dia 15 de março de 2022 a SALA DO EMPREENDEDOR de Pinhão – PR que é de responsabilidade da Secretaria de Indústria, comércio e turismo REALIZOU 1297 atendimentos.  Sendo alterações de dados, alvarás, kits SEBRAE, ações de inscrição do MEI ( CNPJ), boletos DAS – ( INSS/ICMS/ISS),  impressão DAS regular, protocolos de bombeiros,  CCMEI- certificado da condição de Microempreendedor Individual,  CNDS,CNPJ MEI, ação de compra pública, fomentações de crédito, declaração anual – DASN- SIMEI, formalização (Abertura de empresa), nota fiscal – comércio / indústria,  nota fiscal MEI- Serviço ( ISS), orientações sobre MEI , parcelamento – microempreendedor individual e relatório de Receita bruta.  Atualmente possui dois atendentes: Eromar Frank e Vânia Carla de Oliveira.  Um dos maiores destaques das ações foi o Crédito do Fomento Paraná que de acordo com os dados está em ótimo desempenho no Estado do Paraná, pontuando ações que contabilizam interações de crédito de quase 1 milhão de reais desde Setembro de 2021 com  o comércio local. A atendente Vânia Carla está desde o dia 14/03/2022 em capacitação do SEBRAE em Cascavel – PR para melhor atender e pontuar ações efetivas dentro da sala. A partir do dia 21/03/2022 estará fazendo o Curso de microcrédito do Fomento Paraná durante toda a semana para ser mais uma agente de crédito da Sala do empreendedor.

Atualmente a Secretaria de Indústria, comércio tem realizado as seguintes ações:  Parceria  com o Departamento  do Trabalho e Estímulo a Geração de Renda para que juntamente com o SESI para viabilize carretas do conhecimento  com cursos técnicos profissionalizantes e para fomentar capacitação para o mercado de trabalho. Assinatura do termo de  Parceria com o SEBRAE para implantação da Cidade Empreendedora. Realização de Crédito fácil através do Fomento Paraná/Banco da mulher paranaense, com baixa taxa de juros.  Recebimento e análise de pedidos de locais para instalação de pequenas empresas em área Industrial. Reformulação em parceria com a Secretaria de Agricultura de responsabilidade técnica (RTS) das Agroindústrias de origem animal com implantação de novas ações. Reunião mensal  com os membros do Comitê de Avaliação do Programa Municipal de Incentivo à Agroindústria Familiar e Camponesa. Adesão a IGR SUL DO PARANÁ- 15ª REGIÃO TURÍSTICA DO ESTADO DO PARANÁ visando a  Elaboração e a implantação da primeira rota turística denominada: Sabores & Paisagens Rurais, com foco voltado na Agricultura Familiar (agroindústrias) e no grande potencial turístico gerando trabalho e renda para as famílias cadastradas. Parceria e incentivo  de cursos voltados as necessidades das agroindústrias: Curso de boas práticas e Derivados do leite. Apoio técnico (RTS) às agroindústrias de origem animal contabilizando 10 agroindústrias sendo atendidas pela lei 2.066/2019. Atendimento que disponibiliza a responsabilidade técnica na qual os serviços dos empreendedores das agroindústrias são fiscalizados para garantir uma melhor qualidade e segurança alimentar nos produtos comercializados. Além das agroindústrias atendidas pelo Técnico ao todo o município conta com aproximadamente 20 agroindústrias atuantes. Além de Apoio e suporte para a Agência do Trabalhador com efetivação dos membros para o Conselho Municipal do Trabalho, emprego e renda. Em abril dia 11/04/2022 até o dia 14/04/2002 estará realizando em parceria com o SENAC o Curso de Técnicas de vendas com inscrições abertas para jovens com 16 anos e o 9º ano do ensino fundamental ( Informações ( 42- 99817- 8708).

Dia 23/03/2022 o Secretário Jocelino Vitorino Alves estará em Cascavel participando com o SEBRAE da Reunião do Comitê Territorial dos Pequenos Negócios da CANTU sendo a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Pinhão representante e membros do Comitê.

“Estamos sempre de portas abertas para receber nossos empreendedores, é nossa missão ajudar. Estamos sempre dispostos a contribuir com nosso trabalho buscando seriedade e principalmente serenidade em nossas ações”, comenta Eromar Frank, atendente da Sala do Empreendedor.