Secretaria de Assistência Social realiza Terceira Etapa do Diagnóstico Municipal da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

A Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio de profissionais da rede e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas realizou a terceira etapa do Diagnóstico Municipal da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa – EBAPI. O diagnóstico pretendido pela EBAPI é um processo de busca do conhecimento sobre a realidade local, inclusive para identificar o potencial do poder público e do setor privado para contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Os princípios norteadores são os de proteção à população idosa mais vulnerável e contribuir para o envelhecimento saudável, ativo,  sustentável e de desenvolvimento humano.

A terceira etapa consiste em escutar a população idosa do município para evidenciar a situação dos serviços ofertados e os problemas que afetam o processo de envelhecimento, sob o ponto de vista da própria pessoa idosa. Conforme preconiza a Estratégia, é importante prestigiar o protagonismo e a participação da população idosa na realização do Diagnóstico. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Assistência Social reuniu, na tarde do dia 05 de outubro, 70 idosos (as)  do nosso município,  em uma oficina para discutir as oito dimensões da EBAPI:

1 – Ambiente físico;

2 – Transporte e Mobilidade Urbana;

3 – Moradia;

4 – Participação;

5 – Respeito e Inclusão Social;

6 – Comunicação e Informação;

7- Oportunidade de Aprendizagem;

8 – Saúde, Apoio e Cuidado.