No dia 06 de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu capacitação sobre medidas socioeducativas e trabalho infantil. O público alvo foi a Rede de Atendimento à Criança e ao adolescente (Conselhos Municipais, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, SCFV, Serviço de Acolhimento, Programa Bolsa Família, Escolas Municipais, Colégios Estaduais, Associações, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretarias Municipais). O objetivo da capacitação foi orientar os serviços que atuam com esse público para qualificar o atendimento, com vistas a fortalecer a rede, proporcionando formação para os (as) diferentes profissionais que atuam direta ou indiretamente no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e no atendimento às crianças que possam estar em situação de trabalho infantil, criando um espaço para reflexão crítica, de modo que todos os atores da rede compreendam a função pedagógica da socioeducação e as questões relacionadas ao trabalho infantil. No dia 07 de março foi realizada capacitação para equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e pessoas idosas. O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF – CRAS) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI- CREAS). O serviço procura fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, as situações de violação de direito são públicos prioritários para atendimento nesse serviço.