Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Avaliação da Fluência Leitora 2024.

Neste mês de março está acontecendo nas escolas municipais a Avaliação da Fluência Leitora. Onde os alunos do 2º ano participam e são avaliados.

As avaliações iniciaram no último dia 12 e irão até o dia 22 de março.

O que é Fluência em Leitura e qual sua importância?

Um leitor é fluente quando consegue decifrar o que está escrito e produzir, ao mesmo tempo, sentido para aquilo que está sendo lido. A fluência em leitura consiste na capacidade do leitor de passar pelo que está escrito sem dificuldades, de modo que ele possa voltar sua atenção para a compreensão da mensagem ao invés de despender energia para decifrar o código.

Como é realizada uma avaliação da fluência?

Na avaliação da fluência, a criança é convidada a ler palavras, pseudopalavras e uma pequena narrativa sobre a qual deverá responder algumas perguntas sobre o enredo. Para cada uma dessas tarefas de leitura, considera-se o tempo de 60 segundos (um minuto). Aqueles estudantes que conseguirem ler um dado número de palavras sem embaraços e dificuldades, no tempo dado, serão considerados Leitores Fluentes, enquanto os demais podem se posicionar entre os perfis de Pré-Leitor e Leitor Iniciante, além daqueles que não foram capazes de realizar qualquer leitura.

Na avaliação da fluência, feita por meio de um aplicativo. O estudante realiza três tarefas de leitura oral, a partir das quais é observado o nível de fluidez de sua leitura.

Ano passado, esta avaliação deu-se em 3 etapas. E neste ano de 2024, ocorrerá em duas.

O interessante é que os resultados podem inferir em várias ações que os professores podem desenvolver durante o ano letivo. Ano passado as escolas tiveram o primeiro resultado e já elaboraram planos de ações, colocaram em prática e o resultado da última avaliação foi muito promissor, sendo o resultado de um trabalho bem feito e em conjunto: diretores, pedagogos, professores e alunos, em parceria com o Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios – NCPM,  Coordenação de Avaliação – CAV, da Diretoria de Educação – DEDUC da Secretaria de Estado da Educação – SEED e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão.