TURNÊ PARANAENSE “TEATRO É ESCOLA” CONTEMPLA A CIDADE DE PINHÃO

No dia 25 de outubro de 2022, os alunos da escola Municipal Água Verde foram contemplados com o projeto “TEATRO É ESCOLA”, que está em turnê pelo Paraná com espetáculos teatrais da Cia Gato Mia (Curitiba e Ponta Grossa, Paraná). O espetáculo apresentado foi “O GATO KAHLO”, que trata sobre a preservação dos biomas brasileiros e a sustentabilidade do planeta.

A iniciativa é da produtora cultural Erika Vernek e da empresa Genius Soluções, com apoio do Atteliê Criativo – Espaço de Criação e Pesquisa em Arte. O principal objetivo do projeto é a conscientização sobre a importância da sustentabilidade do planeta e, para isso, os artistas transformam material reutilizável ou reciclável em cenários e figurinos.

Para o diretor artístico dos espetáculos, Gabriel Vernek “Propor ações artísticas com propósito educativo é colaborar para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes das suas práticas em sociedade, por isso considero que é fundamental realizar isto logo na primeira infância.”. Vernek continua dizendo que “Os nossos espetáculos sempre tratam de temas relacionados à sustentabilidade do planeta. É um privilégio poder realizar esse trabalho de forma gratuita, democratizando e descentralizando os fazeres artísticos do Paraná.”.

Além das apresentações dos espetáculos, o projeto oferece oficinas de teatro para crianças e fundamentos da atuação cênica para as equipes pedagógicas das escolas, contribuindo para a formação dos professores que poderão utilizar esse conhecimento em sala de aula. Os espetáculos ainda contam com operação técnica de Izabelle Marques (Curitiba, Paraná), e o elenco é composto pelos profissionais Bernardo Schaffer e Nadine Atanázio (Curitiba, Paraná).

Acesse o material explicativo do projeto em: https://bit.ly/livreto-teatro-é-escola

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná

Realização: Genius Social Cult Cia Gato Mia de Teatro Para Crianças

Apoio: Atteliê Criativo – Espaço de Pesquisa e Criação em Arte

Patrocínio: Havan.

No Período da manhã o Secretário Municipal de Educação e Cultura João Maria Camargo juntamente com os colaboradores do Departamento de Cultura estiveram prestigiando o evento no Pólo da UAB. No período da tarde esteve também prestigiando o evento nas dependências da Escola Municipal Água Verde o Vice-prefeito Valdecir Biasebetti e a equipe do Departamento de Cultura.