Na sexta-feira, dia 17 de novembro, os servidores da secretaria municipal de Agricultura e Pecuária, Tomaz Luiz Caldas e Gisele de Pádua, a pedido do secretário Rosmário Ramos dos Santos, estiveram participando da eleição da diretoria da Associação de Lajeado Feio 2, sendo convidados a desempenhar os cargos de presidente e secretária desta Assembleia.

“Alguns meses atrás a presidente eleita, senhora Adriane de Cristo Silvério, procurou a Secretaria para obter informações de como reativar a Associação que estava sem atividades desde a última eleição em 2004. O presidente eleito naquela ocasião, João Maria de Silvério, o seu pai, é o maior incentivador para essa retomada das atividades da Associação. Estávamos diante de uma situação atípica, realizamos uma busca nos documentos da associação e para nossa surpresa nós deparamos com seus documentos parcialmente legalizados. Na sequência fomos até a comunidade participar de reuniões com o intuito de poder atendê-los e apresentar alguns programas da nossa Secretaria”, disse Tomaz.

Os servidores buscaram auxilio do departamento jurídico da Prefeitura, onde a advogada Matilde Martins orientou para legalizar a situação dessa associação e assim a entidade retornasse as atividades.

E por fim, mesmo passados tantos anos, a agricultora Adriane de Cristo Silvério, recebeu de seu pai de forma simbólica os documentos que regem a Associação. “Agora vamos trabalhar para que nossa Associação possa oferecer os benefícios que nossos agricultores tanto precisam. Vamos nos organizar e participar das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Rural – COMDER orientá-los quanto a CAD-PRO, aos cursos de qualificação entre outros. Agradeço a todos que estão comigo nessa retomada da nossa entidade”, destacou a nova presidente.

Estatuto Social

Outro trabalho que os servidores estão realizando é a verificação dos documentos e principalmente uma análise dos Estatutos Sociais das Associações Rurais. “Encontramos Estatutos que nunca foram atualizados, alguns com 12, 20 e até 30 anos de registros. Mensalidade defasada no valor de R$ 1,00 (um real por mês) e outros itens que necessitam de uma atualização, inclusive é permitido que as reuniões sejam on-line que os pagamentos das mensalidades sejam via PIX, porém tudo deve estar documentado”, enfatizou Gisele de Pádua.

E a primeira associação que realizou no sábado, dia 18 de novembro, Assembleia para este fim, foi a de Assentamento Silvérios. O presidente Oziel Felisberto de Oliveira juntamente com seus sócios e os servidores Tomaz Luiz Caldas e Gisele de Pádua participaram do encontro. “Foi à primeira, temos outras associações que já nos procuraram para este fim e quatro já agendadas para is próximos dias. Esse é o nosso papel, orientar tanto os presidentes quantos os sócios para que possam desenvolver suas comunidades. Sem a atualização destes documentos, não poderemos repassar alguns benefícios e vincular as associações e nem vinculados a programas da Secretaria, Temos como exemplo as máquinas e implementos agrícolas, pois os Termos de Cessão de uso necessitam de informações precisas e documentação legal”, finalizou Tomaz Luiz Caldas.