Ontem, 08 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social se reuniu com representantes da Defesa Civil, Polícia Militar e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial para discutir e traçar estratégias a fim de melhorar o fluxo de encaminhamentos realizados pela equipe de profissionais responsáveis pelo sistema de sobreaviso especifico no âmbito da Política Municipal de Assistência Social.

O sobreaviso (Plantão Social) é um serviço exclusivo para a realização de atividades destinadas ao atendimento emergencial a indivíduos ou famílias em situação de vulnerabilidade, previstos como serviços da Proteção Social Básica e Especial, tais como:

I – mulher vítima de violência, com ou sem referência familiar e/ou comunitária, assim considerada quando não possuir suporte para acolhimento e proteção, quando acionado pela Delegacia de polícia;

II – famílias que estejam em situação de rua, sem orientação sobre local de residência e/ou familiares;

III – idoso e pessoa com deficiência desacompanhado, sem orientação sobre local de residência e/ou familiares;

IV – Famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade temporária que demandem acesso emergencial de benefícios eventuais, conforme a Lei Municipal n.º 1.947/2016, conforme avaliação técnica.

Durante a reunião frisou-se a importância da rede municipal, tanto da Segurança Pública, quando dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, para apoiar e dar suporte durante os atendimentos, bem como receber os encaminhamentos realizados pelos profissionais durante e depois das abordagens no sistema de sobreaviso.

Para saber mais sobre esse serviço acesso o Portal da Transparência – Secretaria Municipal de Assistência Social – Plantão Social.