Saúde realizou 10(dez) dias de frentes de trabalhos Contra a Dengue. Veja o Cronograma dos dias e locais.

Foram 10 dias de intenso trabalho Contra a Dengue

O “Mutirão de Limpeza contra a Dengue” foi um sucesso. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Urbanismo contou com inúmeras pessoas ajudando na coleta de objetos que foram descartados pelos cidadãos pinhãoenses. Ao todo, 20 caçambas de materiais deixados nas ruas, calçadas, terrenos baldios foram coletados nos bairros do município. As maiores quantidades de lixo foram encontradas em terrenos baldios, segundo as equipes de trabalho que nos relataram. A área de recolhimento foi separada por setores e suas respectivas equipes, para que todo o processo fosse feito de forma ágil.

Prestaram apoio à Prefeitura, também, alunos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), Rilson Mota da 5ª- Regional da Saúde de Guarapuava e Vigilância Sanitária Municipal. Com muita prestatividade todos auxiliaram a coleta.

O Secretário Municipal de Saúde Alain Cesar Abreu tem dado todo apoio a sua equipe, intensificando as visitas aos domicílios para evitar a proliferação do mosquito. O Secretário Alain e sua equipe agradecem o apoio e a parceria com o Secretário de Meio Ambiente, Obras e Urbanismo Osmar Piva e seus colaboradores na luta contra o mosquito Aedes aegypti, também aos alunos e professores do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo).

Com o Mutirão concluído, vale lembrar de que sempre devemos combater o mosquito Aedes Aegypti. Além da dengue o mosquito transmite também a Chikungunya, a Zika e a Febre Amarela. Mantenha a sua residência sempre limpa e bem cuidada, eliminando possíveis criadouros de larvas do Aedes Aegypti.

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti.

Transmissão:

Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea do mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além do fato de que a gestante está mais suscetível a desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, em populações vulneráveis como crianças ou idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.

Existem quatro tipos de vírus de dengue – sorotipos 1, 2, 3 e 4. A febre alta é um dos principais sintomas da doença. Outros são dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A infecção por dengue também pode não causar sintomas, ser leve ou grave. Nesse último caso, pode até levar à morte.

As pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão.

Não há tratamento específico para a dengue. De acordo com a avaliação médica, são recomendadas medidas como fazer repouso, ingerir bastante água e não tomar medicamentos por conta própria. Pode ser recomendada também a hidratação com soro nas veias. Em caso de suspeita, é fundamental procurar um profissional de saúde para ter o diagnóstico correto.

Medidas de prevenção:

É importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Entre as medidas a serem adotadas estão, esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Fonte: Agência Brasil, Ministério da Saúde.